“Nossas dúvidas são traidoras e nos fazem perder o que, com frequência, poderíamos ganhar, por simples medo de arriscar.”
Willian Shakespeare
O aconselhamento psicológico (AP) é uma abordagem com duração de tempo mais curto que a psicoterapia, tendo como foco a solução de algum problema pontual, gerado por dilemas ou alguma situação de conflito; pode ser uma questão de estresse e ansiedade; uma tomada de decisão; apresentação de trabalho; entrevista de emprego. É um processo pelo qual os clientes têm oportunidade de explorar preocupações pessoais e ampliar a capacidade de tomar consciência das possibilidades de escolha.
O AP originou-se com Frank Parsons, em 1909, com o objetivo de promover ajuda a jovens em processo de escolha da carreira e em face à emergência de novas profissões e ocupações devido à Revolução Industrial.
Com o tempo, o campo do AP se ampliou, passando a designar uma relação de ajuda na qual o cliente buscava alívio para suas tensões, esclarecimentos para suas dúvidas ou acompanhamento terapêutico em face de problemáticas enfrentadas em diversos domínios da vida, como o educacional, o profissional e o emocional.
Foi um estudo de Carl Rogers (1942), especificamente a publicação da obra Counseling and Psychotherapy, que promoveu essa ampliação no campo do aconselhamento e a sua maior aproximação com a área da Psicologia Clínica e da psicoterapia. É por esse motivo que as discussões existentes na literatura científica sobre aconselhamento e psicoterapia possuem como ponto de referência os estudos de Rogers.
O profissional a partir de seu conhecimento especializado orienta o cliente na busca de melhores formas de se adaptar ou resolver seus dilemas circunstanciais, numa ajuda a qualquer pessoa em qualquer contexto. É uma relação funcional e temporária, livre e assimétrica, com observância das regras éticas e sociais de neutralidade por parte do profissional.
O atendimento é efetuado num espaço acolhedor e permissivo, onde o cliente é o personagem principal e não o diagnóstico. Com atitudes de empatia, autenticidade, aceitação positiva do cliente e de seus conteúdos é criada uma atmosfera que facilita o entendimento e resolução de problemas.
O Aconselhamento Psicológico pode ser realizado tanto presencialmente como online, de acordo com a conveniência do cliente, Pode ser realizado para diferentes cidades do país, ou presencial, em consultório no bairro da Tijuca, Rio de Janeiro.
O AP difere-se da terapia convencional em alguns pontos: o tempo da intervenção, sendo mais breve; na complexidade do caso e intensidade do atendimento, sendo a psicoterapia mais profunda; na demanda que é mais voltada para situações contextuais e situacionais; tem o foco na ação mais do que na reflexão; são ações preventivas e não de tratamento. Trata-se de uma experiência que visa a ajudar as pessoas a planejar, tomar decisões, lidar com a rotina de pressões e crescer, com a finalidade de adquirir uma autoconfiança positiva.