Como é viver depois da aposentadoria?

Hoje muitas organizações já reconhecem o valor dos trabalhadores mais velhos que se mantém atualizados e motivados. Note-se que o envelhecimento é um fenômeno mundial e no Brasil, as projeções indicam que a população deverá crescer até 2047, quando chegará a 233,2 milhões de pessoas. Nos anos seguintes, ela cairá gradualmente, até os 228,3 milhões em 2060, conforme a revisão 2018 da Projeção de População do IBGE, que estima demograficamente os padrões de crescimento da população do país, por sexo e idade, ano a ano, até 2060.

(Fonte: Agência de Notícias IBGE).

Mas aposentadoria também pode representar uma ruptura com o papel profissional formal, ao invés de ser vivenciada como um repouso merecido pode ser uma situação de estresse e ameaçadora do equilíbrio psicológico e da saúde como um todo.

 

A perda do vínculo de trabalho

A perda do vínculo com tudo o que representa “estar na ativa”, pode ter influência na identidade pessoal, até mesmo gerar depressão, uma vez que a aposentadoria traz modificações nas relações instituídas entre o indivíduo e o sistema social. Sem dúvida aposentadoria gera um conjunto de perdas importantes, como o convívio com os colegas, o “status” social de pertencer a uma organização, benefícios como plano de saúde e ajuda alimentação, assim como a rotina diária que muda completamente.

 

Mas….o que fazer depois?

Um fato relevante é o que fazer quando esse momento acontece. Mesmo sendo um momento desejado quando chega a hora muitas vezes gera ansiedade e medo do dia a dia em casa, sem ter as obrigações de tantos anos, sem ter sido bem planejada.

Assim como a realidade se transforma nós também somos transformados por ela então, caso esteja com o corpo produzindo energia suficiente para se manter ativo, procure movimentar corpo e mente. Ler jornais, revistas e livros. Fazer algum tipo de atividade física, o famoso mexa-se!Está certo que são hábitos saudáveis e recomendados, mas se pode mais então mãos à obra!

Que tal colocar ideias num papel, buscar soluções para coisas pensadas durante seu período de trabalho, procurar amigos com a mesma disposição por exemplo. Com a longevidade pode-se pensar até em começar algo novo! Aprender coisas novas como mexer no celular novo, tirar fotos incríveis, melhorar os conhecimentos de informática, fazer drinks e canapés maravilhosos e convidar os amigos, aquela academia que nunca dava tempo, caminhar em dia de semana, etc.

 

Casal de aposentados aprendem a pintar

 

Como a psicologia pode ajudar?

A psicologia pode ajudar o no gerenciamento dos aspectos negativos, nas expectativas para o futuro, no aprendizado com as mudanças vivenciadas, de forma a ressaltar os pontos positivos bem como a construção de novos conhecimentos e novos hábitos. Ressignificar o significado de se aposentar, aliviando e desmistificando o sofrimento causado pelo sentimento de inadequação social e da angústia quanto às novas perspectivas a serem descobertas.

 

1 Comment

  1. Olá, isso é um comentário.
    Para começar a moderar, editar e deletar comentários, visite a tela de Comentários no painel.
    Avatares de comentaristas vêm a partir do Gravatar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *