Uma das principais funções dos psicólogos é tentar compreender o funcionamento das funções mentais e suas interferências no comportamento individual e social, estudando também aspectos fisiológicos e biológicos que atuam juntos nos comportamentos e nas funções cognitivas.
Cérebro e mente
Atualmente a atividade psicológica e atividade neural andam juntas. A psicologia, particularmente o psicólogo clínico, já direciona sua prática para tentar alterar o funcionamento das atividades neurais. É uma grande mudança na prática da psicoterapia pois estão sendo levados em conta fatores biológicos importantes e não somente questões da personalidade humana e relações sociais.
Os avanços da neurociência impactam várias áreas da saúde e a psicologia, a partir do estudo mais aprofundado do sistema nervoso, tem condições de ajudar na promoção de alterações na atividade mental de um indivíduo. Não estou aqui fazendo uma apologia ao neurocentrismo mas colocando uma maneira de ver a atividade psicológica numa agregação de valores.
É bastante relevante a compreensão do funcionamento do cérebro principalmente no atual momento de explosão de doenças onde ele está intimamente ligado como nas doenças de Alzheimer e Parkinson que afetam aos mais idosos mas também em nossas conexões cerebrais como nas percepções, nas aspirações, nas memórias, nas emoções, etc. O que será que acontece na mente quando algumas emoções nos atravessam de forma avassaladora, nos levando ao êxtase, à geração de angustias, ao pânico ou à depressão sem uma causa aparente?
Emoções e mente
Um acontecimento marcante que fica armazenado na memória pode levar a determinados comportamentos como resultado desse evento. Caso uma pessoa tenha sido mordida ou mesmo se sentido ameaçada por um cachorro, isso pode desencadear uma reação física cada vez que ela se defrontar com um cachorro. Uma memória quando associada à emoção tende a ser lembrada com mais intensidade.
A psicoterapia possibilita mudanças comportamentais e quem passa por essa experiência não fica a mesma pessoa pois torna-se capaz de identificar o que lhe faz bem, mal ou acrescentar algo construtivo ou mesmo retirar no caso de ser destrutivo em sua vida.
Como a psicologia pode ajudar?
A psicologia está comprometida com o ser humano como um todo, pois reconhece que este tem dentro de si os recursos para uma recuperação ou uma atualização, ou seja, a capacidade de dar a volta por cima revendo crenças, pensamentos prejudiciais assim como círculos viciosos que geram ansiedade, por exemplo e, seguindo em frente, acordando e entendendo o próprio potencial.
1 Comment
Amei a proposta de compartilharmos pelo watzap! Beijinhos…