Origem
Segundo o dicionário generosidade é um substantivo feminino: 1.qualidade de generoso; 2.virtude daquele que se dispõe a sacrificar os próprios interesses em benefício de outrem; magnanimidade. Em termos bíblicos, a Gênese – o início de tudo.
Também pode ser um ato de compartilhar por pura bondade, sem esperar qualquer retribuição ou recompensa; também pode ser vista como abundância no sentido de exagero.
No latim gens que significa fazer nascer ou gerar. Na nossa língua, o português, palavras que começam com gen remetem a essa ideia como em genitor. No grego, genesis quer dizer criação, origem, vem de genos, nascimento, família, raça.
O que pensar sobre generosidade
O que vem a sua mente quando pensa em generosidade? Generosidade é uma virtude, está ligada a ser bom, agir em prol do bem, é dar, é doar-se.
Mas como ser generoso se o próximo, refiro-me a alguns, não está nem aí para qualquer coisa, qualquer pessoa, qualquer ambiente, não enxerga nada além do próprio umbigo?
A cultura influencia o comportamento mas também é de casa que vem nossos valores, atitudes, sociabilidade e numa pesquisa recente li que “nossos filhos não herdam apenas os cromossomos mas o como somos”.
Parece-me que é na formação da pessoa, ainda na infância, que certos valores são ensinados, dando oportunidade de pensar e perceber quanto seus atos podem contribuir ou não para um convívio melhor com todos e com tudo, tipo família, amigos, escola, trabalho, etc.
Seja generosa(o) com você primeiro
A vida não está fácil pra ninguém não é mesmo? Angústias, dores, depressão, dúvidas, questionamentos. Ser generosa(o) consigo mesma(o) é um bom caminho para aliviar todas essas tensões, seja na vida pessoal seja na profissional.
Não pense que agindo assim estará sendo egoísta, é diferente. Praticar generosidade é compartilhar o que tem, é reconhecer a existência do outro. Egoísmo é pensar a própria existência, é ter a própria satisfação acima de tudo.
Generosidade gera bem estar à mente e ao corpo e ainda alivia ansiedade
Pessoas que são ligadas ao bem estar de outros costumam ser mais felizes do que aquelas que pensam somente em si próprias. Altruísmo e felicidade caminham juntos. Generosidade traz satisfação pessoal e impulsiona emoções positivas pois o cérebro compreende como uma recompensa possibilitando melhor auto estima e consequentemente menos depressão e ansiedade.
Como praticar a generosidade
A partir do reconhecimento de um vazio interior, de um potencial subutilizado, do tempo e disposição mal aproveitados, é por intermédio de pequenos gestos que favoreçam outras pessoas que lhe deixarão mais feliz. Gestos como doar seu tempo a causas solidárias, a visitas a idosos, a orfanatos, ler para alguém, ajudar em alguma causa comunitária, abrigos de animais, enfim, a criatividade é livre!