Psicoterapia: por que, para que, o que é

Psicoterapia é uma forma de tratamento por meio da fala indicado para pessoas de qualquer idade que estejam lidando com questões como depressão, ansiedade, pânico e estresse dentre outros problemas cunho emocional, cognitivo e comportamental. O psicólogo ajuda a pensar e refletir sobre seus problemas e encontrar modos de lidar com eles com soluções viáveis e satisfatórias.

A todo instante estamos fazendo movimentos de adaptação tentando nos ajustar às exigências da vida cotidiana o que exige do nosso organismo um esforço compensador para cada situação que ameace nosso equilíbrio. Caso essa ameaça seja constante e duradoura pode acontecer uma desarmonia física provocando uma lista de doenças físicas e psíquicas, ou seja, nossa saúde física e mental está ligada ao modo e condições da vida que levamos.

Objetivo da psicoterapia

O objetivo da psicoterapia é tratar problemas que estejam interferindo na saúde mental e emocional, oferecendo apoio e auxílio na solução de problemas, além de ajuda para a pessoa refletir e perceber a origem psicológica de suas dificuldades.e encontrar as mudanças necessárias para melhorar sua vida e relação com pessoas próximas e expectativas com relação ao futuro.

Carl Rogers no livro Tornar-se Pessoa (1961) cita a psicoterapia como uma relação de ajuda, onde pelo menos uma das partes procura promover na outra o crescimento, o desenvolvimento, a maturidade, um melhor funcionamento e uma maior capacidade de enfrentar a vida.

A pessoa ao entender sobre as coisas que lhe acontece promove a sua autorrealização e desenvolvimento pessoal, desenvolvendo a autoconsciência e aceitação do que está lhe acontecendo e consequentemente mudanças no seu comportamento.

Como a psicologia pode ajudar

Num tratamento terapêutico a pessoa passa a se conhecer mais e a identificar gatilhos e falhas em sua pessoa, vindo a lidar melhor com as próprias emoções e reações diante de situações adversas, emoções e pensamentos negativos.

“Seja como você é, para que possa ver quem é e como é. Deixe por alguns instantes o que você deve fazer e perceba o que você realmente faz”. 

Fritz Perls

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *