Os clientes que já estavam no atendimento presencial talvez sintam a mesma diferença que eu senti. E definir um espaço terapêutico dentro de casa não foi tarefa fácil, mas consegui e procuro minimizar ao máximo as diferenças do atendimento presencial no consultório.
Quando alguém me perguntava sobre atendimento online eu negava. Dizia que o contato era fundamental, estar junto no mesmo campo, sentir a energia do cliente era importante – o olho no olho. Mas, devido às circunstâncias fiz uma revisão no modo de pensar e agir e me abri para outras possibilidades. Tanto que, no momento, o atendimento está somente online e de acordo com a Resolução 04/2020 do CFP (Conselho Federal de Psicologia) https://site.cfp.org.br/ que reforça o cumprimento do Código de Ética Profissional dos psicólogos, bem como o cadastro prévio na plataforma e-Psi junto ao Conselho Regional de Psicologia http://www.crprj.org.br/site/ , possibilitando o atendimento de forma remota.
Algumas diferenças fogem ao nosso controle, ou seja, há que haver uma confiança mútua de que o ambiente é seguro quanto ao vazamento de som por exemplo. O uso do fone de ouvido é essencial.
Quanto a privacidade: no consultório é visível que estamos sós. Em casa o espaço da tela é reduzido e temos que acreditar que o cliente está só assim como ele tem que confiar na privacidade do terapeuta.
As distrações: barulhos externos e internos do ambiente, da rua e da família. No consultório há sons, mas não é comum alguém entrar no ambiente de repente, chamar ou gritar por um biscoito.
Procuro orientar o cliente no sentido de procurar o melhor local e horário para fazer a terapia, como no caso de ter criança haver também uma pessoa para atende-la e assim deixar o cliente livre para focar na terapia. Caso não seja possível, estudaremos um horário que fique mais tranquilo. Cada caso é único e sempre deve ser conversado com o terapeuta.
Percebi também algumas vantagens. O horário de atendimento pode ser melhor gerenciado e até viabilizar o atendimento a pessoas de outros estados; também na questão de horários, não tem o tempo de deslocamento do cliente ao consultório.
Assim, desconstruindo uma ideia fixa e viabilizando outras possibilidades, sigo firme no propósito de construir algo novo e proveitoso. É um aprendizado e uma troca com o cliente numa busca mútua de aperfeiçoamento. Mas, quando houver segurança para ambas as partes, seguirei, também, com o atendimento presencial.