Início de ano, projetos e sonhos a realizar, toda a força de vontade a favor dessas realizações, mas isso vai ficar pra sempre em todos os dias do ano (ou quase todos)?
A oração da serenidade veio a minha mente:
“Deus,
Conceda-me a serenidade
Para aceitar aquilo que não posso mudar,
A coragem para mudar o que me for possível
E a sabedoria para saber discernir entre as duas.
Vivendo um dia de cada vez,
Apreciando um momento de cada vez,
Recebendo as dificuldades como um caminho para a paz,
Aceitando este mundo cheio de pecados como ele é, assim como fez Jesus, e não como gostaria que ele fosse;
Confiando que o Senhor fará tudo dar certo
Se eu me entregar à Sua vontade;
Pois assim poderei ser razoavelmente feliz nesta vida
E supremamente feliz ao Seu lado na outra.
Amém. ”
Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Ora%C3%A7%C3%A3o_da_Serenidade acesso em 02/01/2020
Oração que é muito utilizada por grupos de ajuda a pessoas com problemas tais como uso abusivo de álcool e outras substâncias dentre outros problemas. Pode ser usada em outras situações também, como em crises de ansiedade por exemplo. É uma representação dos esforços que podem ser desenvolvidos para conviver, aceitar, aprender e modificar a nós mesmos.
Sim, é possível modificar a nós mesmos! Requer algum esforço , determinação e disciplina. E é aí que a psicologia, mediante o tratamento de psicoterapia, vem em auxílio daqueles que querem fazer algo em benefício próprio e por tabela melhorar a convivência na família, com amigos e no trabalho.
Como ilustração, em psicologia “comportamento é o conjunto de procedimentos ou reações do indivíduo ao ambiente que o cerca em determinadas circunstâncias, o meio”. Assim, todo processo que envolva mudanças não deve ser feito de forma aleatória mas sim com consciência. O ser humano tem a capacidade de mudar algo em si por vontade própria. Mas deve ser feito com responsabilidade e orientação. Então, o que gostaria de mudar?