Emoções, sentimentos e comportamentos

O que são os afetos?

São aspectos da mente humana que definem comportamentos e atitudes. Uma das funções da mente, as funções cognitivas – memória, pensamento, raciocínio, planejamento, percepções, dentre outras, nos possibilitam conhecer e interagir com o mundo. Por sua vez os afetos se apresentam na forma de emoções e sentimentos, nos permitem experimentar e experienciar alterações do mundo exterior e de si mesmo.

As funções cognitivas nos conectam ao mundo já os afetos dão uma impressão a esses conhecimentos que podem aparecer na forma de emoções e sentimentos. Cada pessoa tem seu jeito pessoal de sentir, de agir e de pensar. Um mesmo fato pode despertar diferentes reações.

São tantas emoções!

Nossa vida é pautada em experiências que vêm acompanhadas de algo sentido, de uma emoção – alegria, tristeza, raiva, inveja, desprezo etc. Algumas vezes essa sensação é tão forte que pode até provocar reações físicas. Alguém já chorou de alegria ou de tanto rir? Dependendo do fato provocador, ou seja, das experiências vividas e sentidas estes deixarão alguma marca no nosso organismo, uma lembrança.

O cérebro dos seres vivos mais complexos do planeta é adaptado para conseguir sobreviver a estímulos de toda ordem vindo do meio ambiente. Os mamíferos, particularmente, necessitam de alguém ou do outro para aprender sobre seu meio ambiente e aí as emoções são de grande importância.

Por exemplo, como sobreviver sem o medo e a agressividade? O medo é importante como um sinal de alerta e também exige respostas às vezes agressivas por questão de sobrevivência. Nos seres humanos a natureza foi generosa no quesito emocional dando-nos capacidade de sentir uma grande quantidade de emoções: tristeza, alegria, ódio, paixão, culpa, satisfação, amor, esperança, etc.

E nosso comportamento?

De onde vem nosso comportamento? Existem diversas maneiras de se comportar para uma mesma situação. Vai depender da formação do sujeito. Ao reagir o ser humano está mostrando sua capacidade de adaptação e de aprendizado. Já nascemos com parte da personalidade formada e a complementação vem com a criação, experiências da vida, da educação e da inteligência. Nosso comportamento dá respostas às situações ou estímulos do meio ambiente.

Henri Wallon foi um grande estudioso na questão da afetividade no processo evolutivo do sujeito. Ele defende que a emoção não pode ser vista isoladamente mas ligada a inteligência, a motricidade e ao social. Ao analisar aspectos afetivos há que levar em consideração as dimensões cognitiva, biológica, afetiva e social do sujeito em sua formação.

Um pouco sobre alexitimia

Existem pessoas que não sentem nem reconhecem emoções. Essas pessoas tem uma enorme dificuldade em expressar, descrever ou mesmo nomear sentimentos e sensações corporais. São pobres de imaginação. É como faltassem palavras para descrever o que sentem. Essas pessoas podem ser portadoras de um distúrbio afetivo-cognitivo chamado de alexitimia.

O que fazer com as emoções?

Sentir é tão natural quanto respirar. Identificar o que está sentindo é mais difícil e ao não fazê-lo pode levar a altos estados de ansiedade e estresse. Sentir uma emoção, seja ela qual for, não é vergonha nem mérito pra ninguém. Nossos comportamentos são baseados nelas. Querer controla-las é complicado. Mais fácil aprender e ter cuidado ao agir quando estiver sob o efeito de alguma emoção.

Como a psicologia pode ajudar?

O autoconhecimento favorece o reconhecimento das emoções, proporcionando habilidades para lidar, reconhecê-las e estar no mundo rodeado de afetos.  Uma pessoa que não se conhece pode vir a sofrer com as próprias emoções e ter seu comportamento comprometido nas inter-relações. Um dos trabalhos do psicólogo é ajudar na descoberta de si e fortalecer o contato da pessoa com si mesma, com os outros e com o mundo.

 

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *